Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home



SANTO CANAL

SANTO CANAL , NASCEU EM BARIRI EM 1932, CIDADE ONDE TAMBÉM CONHECEU ISAURA , NASCIDA EM 1940,  COM QUEM VEIO A SE CASAR EM 1958 . NETO DE ITALIANOS QUE MIGRARAM PARA O BRASIL , FIXOU-SE EM IBITINGA , PERTO DA CIDADE DE  BAURU - ESTADO DE SÃO PAULO,  ONDE  INICIOU SUA VIDA COMO PROFESSOR, AO LADO DE SUA ESPOSA QUE TINHA A MESMA PROFISSÃO.


Santo Canal e sua esposa Isaura - O casamento

  NÃO DEMOROU MUITO RESOLVEU MUDAR-SE PARA A CAPITAL,  SÃO PAULO, ONDE EM 1962 TIVERAM O SEU PRIMEIRO FILHO : O JOÃO LUIS CANAL. 


JOÃO CANAL NA SUA PRIMEIRA COMUNHÃO EM 1972

APÓS CONCLUSÃO DE CONCURSO PÚBLICO,  FOI NOMEADO DIRETOR ESCOLAR E PARA ISTO ERA NECESSÁRIO ESCOLHER UMA CIDADE ONDE TINHA ESTA NECESSIDADE.
AINDA JOVEM , POUCOS ANOS DE CASADO E JÁ COM UM FILHO COM 4 ANOS DE IDADE , DURANTE PROCESSO DE ESCOLHA DE VAGA NA SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO DISPUNHA EM SUAS MÃOS UMA LISTAGEM DE CIDADES COM  DISPOIBILIDADE DE VAGAS , ALÉM DE UM MAPA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

SELECIONOU PREVIAMENTE ALGUMAS DE SUA  PREFERÊNCIAS,  PORÉM NO MOMENTO DE DECIDIR  AGIU POR INTUIÇÃO  ENCANTANDO-SE  COM O NOME QUATÁ, CIDADE QUE ELE NÃO  CONHECIA,  MAS ASSIM QUIS O DESTINO.

JOÃO LUIS CANAL , SEU PRIMEIRO FILHO , EMBORA  FOSSE BEM JOVEM , LEMBRA DO EPISÓDIO  COMO SE FOSSE HOJE,  EM 1967, CHEGANDO DE ÔNIBUS COM SEUS PAIS UM PONTO DE  QUE FICAVA EM FRENTE AO BAR DO BENJAMIM  LOURENÇÃO ( ATUAL DINDÃO) . COM A CARA E CORAGEM DIRECIONARAM-SE AO HOTEL PATRÃO ONDE PASSARAM A RESIDIR POR ALGUNS POUCOS ANOS.

COM O PASSAR DO TEMPO ACABOU SE ENCANTANDO COM A CIDADE E AS PESSOAS, FOI QUANDO RESOLVEU  ENTÃO SE FIXAR, ALUGANDO UMA  CASA AO LADO DO ANTIGO  BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO,   NA RUA JOSÉ G. GONÇALVES (É AQUELA PRIMEIRA CASA DESCENDO A RUA ONDE HOJE FICA AO LADO DO SORVETERIA CRISTAL )

DIRETOR DO GRUPO ESCOLAR LUIZ GAGLIARDI, SANTO CANAL  ERA UMA HOMEM LIGADO A 220 VOLTS , PASSOS SEMPRE RÁPIDOS , PRÓ-ATIVO ,   DETERMINADO E ESTAVA SEMPRE A PROCURA DA MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE ENSINO PARA A ESCOLA QUE DIRIGIA.  MUITOS ALUNOS SE LEMBRAM DE SUA CAMPANHA PARA MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR ONDE TINHA ATÉ UMA PARCERIA  COM UMA MARCA DE MACARRÃO RANIERI, QUE TROCAVA AS EMBALAGENS VAZIAS POR DOAÇÕES FEITO POR AQUELA COMPANHIA.


NA FOTO ACIMA SANTO CANAL, COM O PREFEITO MODESTO CARONE A SUA DIREITA, ACOMPANHA O ENTÃO GOVERNADOR DA ÉPOCA PAULO SALIM MALUF.


SANTO CANAL INTEGROU-SE TOTALMENTE NAQUELA PEQUENA SOCIEDADE E DIFERENTEMENTE DO QUE ACONTECE NOS GRANDE CENTROS, ONDE VÁRIAS PESSOAS PASSAM POR ANÔNIMOS, SANTO CANAL PERTENCIA AO SELETO GRUPO DE AUTORIDADES PELA RELEVÂNCIA DE SUA POSIÇÃO E COMPENTÊNCIA JUNTO A EDUCAÇÃO NA CIDADE DE QUATÁ.  

SUA ESPOSA, TAMBÉM PROFESSORA FOI UMA DAS RESPONSÁVEIS PELA  FORMATURA DO CURSO NOTURNO DO GRUPO ESCOLAR GAGLIARDI E QUE MUITO CONTRIBUIU COM A EDUCAÇÃO DOS MAIS NECESSITADOS.

NA ÉPOCA ERA CERCADO VÁRIOS  PROFESSORES COMPETENTES QUE FIZERAM HISTÓRIA EM NOSSA CIDADE


Desfile em 7 de setembro de 1970

EM 1974 NASCEU SEU SEGUNDO FILHO,  O  SANTO CANAL JÚNIOR .

EM 1977 UMA DECISÃO SERIA INEVITÁVEL E QUE MUDARIA RADICALMENTE SUA VIDA  :    TRANSFERIU PARA A CIDADE DE SÃO PAULO, DEVIDO A UMA NOVA NOMEAÇÃO DE CONCURSO PRESTADO ANTERIORMENTE , AGORA EM OUTRO CARGO PÚBLICO DA SECRETARIA DA FAZENDA E PARA ISTO PRECISOU SER  EXONERADO DO CARGO DE DIRETOR DO GRUPO ESCOLAR DO LUIZ GAGLIARDI E ASSUMIR SEU NOVO POSTO NA CIDADE DE SÃO PAULO.

EMBORA TENHA SIDO UM GRANDE FUNCIONÁRIO PUBLICO  EM SUA NOVA FUNÇÃO,  SEMPRE SOUBE QUE SUA MAIOR PAIXÃO FOI SER DIRETOR E EDUCADOR EM NOSSA QUERIDA QUATÁ POIS SUA CARREIRA PÚBLICA SEMPRE FOCOU E EMBASOU NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO.  É O QUE FALAVA MAIS ALTO AO SEU CORAÇÃO !

SEUS FILHOS , JOÃO E SANTO, NUNCA ESQUECERAM A MARAVILHOSA INFÂNCIA QUE TIVERAM EM NOSSA CIDADE E ATÉ HOJE LEMBRAM COM MUITA SAUDADE E CARINHO.


JOÃO E JÚNIOR CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO DE SUA MÃE ISAURA

A FAMÍLIA CANAL VIVE ATUALMENTE EM SÃO PAULO. 


Da esquerda para direita:  DÉBORA , ESPOSA DE JOÃO LUIS CANAL, SUA FILHA JULIANA COM 7 ANOS, JOÃO , SEU FILHO VINÍCIUS COM 16 ANOS

 


SANTO CANAL JÚNIOR E ESPOSA

 


SANTO CANAL E SUA ESPOSA ISAURA, AGORA APOSENTADOS , APROVEITAM ESTA FASE  DA VIDA PARA CURTIR OS FILHOS E NETOS. 

ATRAVÉS DESTE SITE, A CIDADE RECONHECE AQUELES QUE PASSARAM POR NOSSA CIDADE, DEIXARAM FRUTOS, DEIXARAM GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA NOSSA EDUCAÇÃO . NOSSOS AGRADECIMENTOS AO SANTO CANAL POR TODO SEU ESFORÇO E EMPENHO QUE CERTAMENTE ALICERÇOU O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS.


Agradecimentos ao João Luis Canal pelo envio das fotos e fatos. Sem isto não seria possível criar esta página. QUATÁ WEB SITE, SET DE 2009.