Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Pois é , há quem diga  que o tempo está ficando maluco. Faz calor quando deveria ser frio e vice-versa . Até as plantas ficam desorientadas: floram quando não é época e quando é época não dá o fruto.

Tem dia que começa quente e acaba frio. Engana até aqueles agricultores que já sabiam até o que ia acontecer só olhando o céu:
-  a dor no calo, a dor nas juntas... vai chover.

Quando os passarinhos iam embora: este ano vai fazer frio, e assim por diante.


As galinhas correram para o poleiro...

Os moradores de Quatá sabem que os tenebrosos  temporais sempre causaram uma certa inquietação, principalmente para os mais antigos que sempre tinham uma superstição ligado a tudo,  e quando não,  dos estragos que os mesmos poderiam causar . E os vendavais que "vira e mexe" aconteciam ?

Era correria na cidade toda , só areia que voava, portas das lojas se fechando, o tempo escurecia e as donas de casa colocando toalhas no espelho para não chamar raio, as mães aos gritos chamando os filhos para voltarem para casa.

Mas foi em 1945 em um tenebroso dia do mês de Maio,  em pleno Outono , aconteceu algo nunca visto em Quatá. Ao contrário dos vendavais , um incomparável silêncio tomou conta da cidade e se fez cada vez mais presente. Era uma quietude que incomodava. As 10 horas da manhã, de repente o calor abafado deu lugar a uma brisa leve que arrastava as folhas secas no chão e como se fosse algo combinado todo mundo começou a sair de casa e em frente ao portão, nas ruas como se combinado inclinaram suas cabeças para o céu  com olhar de espanto.

Lentamente o céu começou inexplicavelmente a escurecer em plena 10 horas da manhã !!  Em revoada, os passarinhos foram para o centro das copas das árvores e começaram um piar agonizante e as galinhas correram para o poleiro.

Não havia nuvens de chuva no céu mas ele insistia em escurecer gradativamente.

Meu Deus, o mundo vai acabar ,  é o fim do mundo ... e nesta hora todos só queriam estar perto dos seus, até que escureceu totalmente, ficou completamente noite e até as estrelas apareceram.

Muitos começaram a esperar um desfecho catastrófico a cidade ficou nas escuras pois não era hora de ascender as luzes das ruas e o sol ia se apagando acima de suas cabeças !

De tanta reza Deus resolveu dar para aqueles que presenciaram o acontecimento mais uma oportunidade, mais uma chance e o dia começou a nascer novamente e a os poucos foi clareando , clareando, clareando...

Foi o primeiro eclipse solar total que se teve conhecimento



Sugestão do assunto com detalhes dos acontecimento reais fornecido pelo sr. Oswaldo G. Oliveira. Agradecemos sua ajuda e colaboração ( oswaldo.sansao.oliveira@gmail.com; ogo@gmail.com )