Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Abrahao Mustafa Ale



Abrahão Mustafa Ale e sua esposa Maria Brandini Ale

Eis um homem que honra sobejamente as tradições gloriosas de um povo grande e forte, altivo e generoso, cujos antepassados são o Fenícios que se estabeleceram principalmente no Líbano e na Síria, e que desde os tempos mais remotos deram exemplos de ardente patriotismo e honra de uma nação. Homens audaciosos, fundadores de importantes cidades marítimas, donde partiam suas frotas para trafegar e colonizar a imensa região do Mediterrâneo até o Mar Vermelho e do Báltico até o Oceano Atlântico. Como comerciantes são célebres e foram definidos com justa razão "os ingleses do mundo inteiro".

Abrahão Mustafá Ale, nasceu em Kersana, Síria ( Lataquie) em 7 de janeiro de 1892, filho de Mustafá Ale e Badra Mohammad Ale. Em 1913 chegou ao Brasil. Após uma curta permanência em São Paulo, ingressou nas turmas do prolongamento da Estrada de Ferro Sorocabana. Muitos Sírios prestaram um vigoroso auxílio naquele gigantesco empreendimento entre os quais: Elias Chedid, João Mustafá, José Salomão, José Ale, Salomão Katy, Dib Elayal, Abrahão Chibeiu, José Elias, etc. que e tornaram em seguida comerciantes e industriais.

Em 20 de fevereiro de 1924 , estabeleceu-se em Quatá, com Loja de tecidos, chapéus, armarinhos, sedas, calçados, etc. e, soube conquistar a simpatia do povo. Casou-se em 27 de Julho de 1922 com a distinta senhora Maria Brandini. Desde consorcio nasceram os  seguintes filhos: Sales, formado com distinção em Química Industrial, Jessi, professora, Zarife, professora e Fátima e Leila, estudantes.

Fez parte da galeria dos homens que criaram a grandeza e a opulência da Cidade. Onde quer que houvesse uma iniciativa em prol do bem público, sua colaboração não se fazia esperar: vinha espontaneamente sem alardes e sem teatralidade reclamística.


Texto e foto extraídos do Livro Álbum Histórico do Município de Quatá de 1953
de Bruno Giovannetti

colorização da foto: G.Conde