Em Outubro de 1992, no convide de Bodas de Ouro - 50 anos de casados - do Seu Chiquinho Alencar e Dona Lucinda, trazia junto um texto de agradecimento , feito por seus filhos. Parte deste comovente texto é um relato da felicidade de pertencer a esta família e o amor, a gratidão e o carinho dos filhos , genros, noras e netos pelo casal homenageado.
Outra parte do
texto, José Antônio de Alencar brinca com as palavras, palavras que ele ouvia durante
sua infância e juventude , e que acaba retratando uma época em Quatá. Muitos hão de se identificar com o abaixo: |
(Abre aspas)
Aprendemos, com seus exemplos simples, mas autênticos, que o verdadeiro amor, aquele que realmente "une" as pessoas pelo coração e pelo espírito, reside nos atos mais simples e humildes de nossas vidas; aprendemos a nos entregar para completar o próximo ... e assim, cada vez mais netos se candidataram a participar desta família!
Que infância gostosa vocês nos proporcionaram !
"Êta tempinho bão !"... manga...goiaba..."arrancá mato do canteiro de alface"...buscapé...lambarí... nadá na cachoeirinha... doce de mamão verde...primeira ponte...empiná papagaio... bolinha de gude... melancia... Estrada de Ferro Sorocabana... vai limpá a chave do trem!..."um socó se coça e coça outro socó"... alpercata... brincá na enchurrada... buracão do Maia... violão... chá de folha de abacate... Adhemar ou Jânio ?... tá na hora di moiá a horta...."eu vi um sapo dentro de um saco e o saco com o sapo dentro"...roubá milho verde... vem cá Chulí.... soltá bombinha... Segunda ponte...jatobá...sinão drumí a cuca vem pegá!... jogá bola na rua... o trem das 6 tá chamando ! ...sítio da Dona Izolina... Quase qui o boi me pega ! "truco"...doce de abóbora no tacho... tem qui estudá prá ser guarda-livro... catá algodão...quermesse... primeira comunhão... brincá de circo...
...quem tá segurando o 7 ?... campo da aviação... "eu vi um ninho de mafagafa com 7 mafagafinho"... piqui...ver o trem de luxo passa na estação... vender verdura na rua... Tonico e Tinoco... socá pilão... tenho o rei e o 7 belo e a primeira... frango caipira... plantá muda de café... corre prá dentro qui lá vem a boiada... Reporter Esso... "si ripiti di ano vai trabaiá na roça"... colchão de paia... sabão de sebo... Educandário... pulá corda... "si perdê prá mim é pato, si ganhá é ladrão"...feijão andú... gabiroba... quiabo de metro... pão de forno de barro... tem Qui tirá o diproma...ingá... assim eu não jogo mais...carne de porco do latão.. bijú de farinha... Qui beijinho doce, Qui ela tem... procissão ... mão-de-onze... vô manobrá i já vorto!... Oba! Férias.
Vamos prá São Paulo de Pullman... lamparina ...mula sem cabeça... "é mentira, Terta ?"... nasceu mais um!... vamu vê a banda ?... polvilho de mandioca... jiló ...natal... sabiá lá na gaiola fez um buraquinho, voou , voou, voou, voou,... quem vai sê o padrinho ?... pulá a fogueira...vamo tomá uma no quartinho do fundo... cadê o estilingue ?.... jogá bet... pião ... a Santinha vai na estação... passar o anel... mijô na cama ?... papai noel... mocinho e bandido... namorá na praça... assombração... "tem Qui beijá a mão do Padre"... "e aquela do português"... fincão... Ih! É o assubio do pai!... Manhê, Qui Qui é televisão ?
.... e muitas outras lembranças que nos fazem sonhar até hoje !
(Fecha aspas)
Contribuiu para esta matéria: José Antônio de Alencar