Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

QUATA - SINGER

Quando contamos passagens de nossa história algumas vezes estamos contando a história de outros acontecimentos também. Em Quatá não é diferente. Veja que interessante. No início do século XX a máquina de costura que foi inventada anos antes de 1900 representava uma revolução no ramo da confecção. Na época, desprovidos dos meios de comunicação e marketing que possuímos atualmente, temos que admitir que a Singer já tinha uma estratégia para difundir seus produtos. Em Quatá o representante da Singer foi João Barril, na verdade "Barrile", imigrante italiano que chegou em nossa cidade e ministrava os famosos cursos, ensinando a nova técnica de operação das máquinas de costura. Nos parece que esta foi a fórmula de sucesso da Singer.

Abaixo podemos ver um grupo masculino de alfaiates em uma foto histórica. João Barril, atrás , último de terno a direita.

Ao lado um recibo de aluguel de máquina Singer, pois nem todos podiam adquirir. Pelo recibo podemos ver a organização do processo já naquela época.

Este recibo referia-se a Dona Benedita, esposa do sr. Juvenal Neves, datado de 14 de Janeiro de 1937.

A máquina de costura nos anos 20 e 30 começavam a dar as mulheres a possibilidade de emancipação fazendo que ganhassem seu próprio dinheiro e para as mais tradicionais uma habilidade a mais, como era desejo de todo homem daquela época, a mulher que lavava, passava, cozinhava e pudesse coser !

João Barril morreu em 19 de Julho de 1940, um pouco antes de completar 40 anos, de pneumonia, mal que uma simples penicilina curaria hoje.

Participaram desta matéria : Acqua, Estevam Conde Neto e Clarrise Barril Conde