Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

QUATA - OS PANTERAS

Irreverentes e ousados , assim eram alguns jovens dos anos 60. Era tempo de mudanças, de fazer algo diferente, a geração Beatles. Foi assim que estes jovens de Quatá, contagiados pela novas baladas, as baladas do "rock 'n' roll", souberam interpretar os sentimentos de tantos outros.

Em 1965 José Augusto de Oliveira, o Fuga, e seu amigo o Paulinho Oliveira resolveram formar um conjunto musical, hoje em dia chamado de banda, que recebeu o nome de "Os Panteras". Para completar a formação convidaram mais dois jovens de Rancharia e outro de João Ramalho, cidades vizinhas.

Muito diferente das tradicionais orquestras musicais dos anos 50 onde prevalecia os metais, os Panteras seguiram as novas tendências dos sons eletrônicos como guitarras, baixos, bateria.

Conforme conta Fuga, os conjuntos desta época não cantavam, apenas faziam solos instrumentais, como pode ser ouvido nos antigos Compacto Simples (pai do CD) do conjunto Os Incríveis. Foi quando um conjunto inglês começou a despontar e além de tocar , cantavam também ; Eram Os Beatles.

Os Panteras seguiram as mesma tendência.

 

Aos poucos, adquirindo melhores equipamentos, os Panteras foram aumentando seu domínio na região, fazendo shows em todas as cidades vizinhas, sendo conhecidos até nas cidades do norte do Paraná.

A formação que mais durou foi a partir de 69 com Fuga na guitarra, seu irmão Luiz Alberto no baixo, Paulinho Oliveira na bateria e vocal, David Constantino no pistão e vocal e o Modestinho Carone na guitarra que infelizmente não temos fotos  (que também tirou a foto acima).

Em 1975 o sonho acabou, estes jovens seguiram sua vida , constituíram família e deixaram uma lembrança inesquecível dos bailes entre os anos de 65 a 75. 

 

Em alguns momentos muito especiais os Panteras reapareceram , sendo a última vez em 2006 na festa do Chackry.

 

 Fuga nos anos 60 e agora

 

Paulinho Oliveira nos anos 60 e hoje

 

 

 

David nos anos 60 e atualmente

 

Luiz Alberto nos anos 60 e hoje,  no contrabaixo 

 

 

 

 

 

 

Participaram desta matéria: Sugestão de Anelize Gil O. R. Prescinotti, fatos e fotos : David Constantino, Fuga e Edward Fraga.