Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Moinho - www.quata.com.br


Teve uma época em Quatá que as famílias procuravam locais para fazer seus piqueniques. Eram as represas, rios, sítios, fazendas.

Entre estes lugares estava o Moinho.

Um lugar gostoso com sombras situado no sítio da Família Casaca , no bairro rural Água da Bomba.

Era normal naquela época os sitiantes dividirem estes recantos com seus amigos e conhecidos  . Famílias sem combinar nada acabavam se encontrando ;  tubaina acompanhava o pão-doce de leite com mortadela, a molecada se deliciavam nas refrescantes águas nos domingos de verão.

No Moinho podia-se encontrar alguns metros com córrego tranqüilo e mais à frente paisagem mais agitada de uma cachoeira que se jogava ao lado da roda-água, onde havia um moinho desativado.

No início dos anos 70, contudo , antes de existir Sabesp na cidade, a cidade de Quatá começou a despejar seu esgoto neste córrego que nascia logo após a linha de trem e por sua vez começou a poluir toda a região.

Aos poucos as famílias foram deixando estes locais, por motivos óbvios. Os sitiantes obrigado a engolir o esgoto em seu quintal. Com a chegada da Sabesp, aparentemente nada mudou.


Sombra e rio raso onde as crianças brincavam

As fotos abaixo mostram a espumação , resultado da irresponsável poluição dos rios de nosso município.

Hoje em dia o controle das microbacias , defendida pelo governo como uma medida de preservação e conservação das águas, onde o sitiante não pode nem usufruir de seu próprio manancial para dar água aos animais, é muito severo. É a preservação e conservação na verdade de um mal que há mais de 30 anos continua na realidade poluindo nossos rios.

É uma grande pena. Em nossas lembranças ficará aquele lugar , que ainda é bonito, onde as crianças brincavam e podiam beber as águas límpidas dos rios.

Esperamos que um dia , o Governo, a Sabesp possam priorizar a Natureza e realizar o devidotratamento do esgoto das cidades de São Paulo, quem sabe poderemos no futuro sonhar com as famílias se refrescando nos rios de nossos sonhos...

 

 

 


A cachoeira

 


Espuma da poluição - Contaminação dos Rios


Agradecimentos ao sr. Albino Casaca , que a nosso pedido, enviou-nos as fotos de sua propriedade