Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Modesto Caroni - www.quata.com.br


Descendentes de italianos, a família Caroni tem origem em Bari - Itália. Os patriarcas sr. Nicola Caroni e dona Ana Settane Caroni casaram-se na Itália e nos anos 20 vieram para o Brasil , instalaram-se inicialmente em Ourinhos, cidade onde em 1932 nasceu  Modesto Caroni . Tempos depois vieram todos para Quatá, o casal e seus filhos. Por motivos da escrita muitas vezes este "Caroni" virou "Carone", portanto várias citações as duas grafias podem ser observadas.

Sr. Nicola e dona Ana tiveram seis filhos todos eles muito conhecidos em nossa cidade .

Antônia tinha uma loja de armarinhos na avenida principal de Quatá, em frente a igreja matriz;  lá se encontrava de tudo o que a dona de casa precisava para costura, tecidos, etc. Victor trabalhou sempre junto ao pai, nas atividades que eles tinham, juntamente também com Modesto, que eram as beneficiadoras de café além de uma concessionária da Volkswagen.

 

Norma foi uma excelente professora, que muitos alunos quataenses lembram-se com saudade, pois hoje está aposentada. Maria sempre morou em São Paulo e lá se encontra. Zoráide, a mais nova, faleceu este ano de 2007 e também se dedicou a educação. Foi professora e diretora do colégio Renato Monforte.

Ana Paula Carone Paziam, filha de Modesto , conta que seu pai estudou em um colégio de padres em Botucatu. Garoto levado e agitado , muitas vezes ficava disperso e não prestava atenção às aulas. Um determinado dia, em uma sala de aula o professor começou a pedir que os alunos declamassem poesias. Todos deveriam ter estudado e decorado uma mesma poesia. Ele começava uma estrofe com um aluno, de repente mudava de aluno e o mesmo deveria continuar do ponto que parou o anterior. Começou por declamar um aluno a poesia de Raimundo Correia - As Pombas:

" Vai-se a primeira pomba despertada... Vai-se outra mais... mais outra... "

- Continue Modesto, disse o professor

Modesto que não tinha decorado e nem sabia do que se tratava,  surpreso com a chamada do seu nome disse:

- Vão-se duas  pombas, vão-se três pombas....

-  professor , tem tanta pomba que se ficarmos aqui contando, vai-se o dia inteiro...

Modesto Caroni tinha 03 paixões: A família, a política e a solidariedade. Dedicou-se a Quatá , sendo seu 29o prefeito, empossado em 1o de Fevereiro de 1970.

Um dos seus grandes feitos foi o Colégio Gabriel Monteiro da Silva, uma construção moderna e ENORME para uma cidade como Quatá para aqueles anos 70. O próprio Modesto teria contado que quando recebeu o projeto de um novo colégio, por engano o Estado teria enviado dois envelopes para Quatá, sendo que um era a planta de um colégio enorme, moderno e deveria ser entregue para a cidade de São José do Rio Preto e outro uma escolinha pequena para a humilde Quatá. Como os envelopes foram enviados pelo malote para Quatá, erroneamente  , não deu outra, Modesto trocou os envelopes e mandou a "escolinha" para São José do Rio Preto e ficou assim com a planta moderna para Quatá. Pensou:

- Nada disso, este é o colégio que Quatá merece e vai precisar no futuro. Inteligência e perspicácia foi seu grande dom.

 


foto lateral do colégio Gabriel Monteiro da Silva - hoje chamado de Chiquinho

Naquela época não existia o serviço de ação social como hoje em dia. A casa de Modesto Caroni vivia sempre cheia de gente. A primeira dama , dona Wilma Pellini Carone ficava ali, dando lanches para dezenas de pessoas que não saiam de sua varanda, pedindo remédios e ajudas de toda espécie. Caridoso é a palavra ou adjetivo que Modesto carregava. Muitos de nossa  cidade sabem que eles faziam aquilo com amor e paixão. Muitos viram Modesto com os olhos marejados quando falava de algo que acreditava, sempre com muita paixão e a emoção no pico máximo.

Um outro grande feito de Modesto Caroni foi a pavimentação da estrada que liga Quatá a Paraguaçu Paulista -  21 km. Teve força suficiente para conseguir de Paulo Maluf, que na época era secretário dos transportes do estado, o compromisso de realizar esta importante obra, conforme relatado no Jornal de Presidente Prudente em matéria especial de capa de 16 de Outubro de 1971. Maluf foi o paraninfo da primeira turma do Mobral  de Quatá , Movimento Brasileiro de Alfabetização . Modesto não perdeu a oportunidade para firmar o compromisso.

É de Modesto Caroni também a inauguração de Hotel Municipal, com acomodações espetaculares conforme menciona o jornal. A saber , o Hotel Municipal não existe mais,  hoje em 2008, transformado em sede da Ação Social da cidade. Quatá continua necessitando de um hotel mais moderno . Na agricultura Modesto criou os viveiros de mudas que eram doadas gratuitamente para os pequenos agricultores incentivando o plantio de café, algodão, etc..

 Concluiu a pavimentação asfáltica iniciada por Sífrido Averoldi, sr. Bidi,  e era incentivador do futebol amador.

Também construiu os alojamentos no Educandário São Paulo da Cruz para as crianças desamparadas ( hoje o educandário não existe mais é um colégio particular). Contratou um dos primeiros  dentista para atendimento aos moradores da zona rural e formou a Corporação Musical 9 de Julho além de serviços de assistência aos desamparados dentro tantas outras benfeitorias para área social.

 

 

Depois dos 50 anos,  quando se aposentou, Modesto decidiu realizar um sonho. Terminou o segundo grau no Colégio Técnico e começou a estudar Direito em Pouso Alegre - MG , completando seus estudos em Tupã.  No final dos anos 70 tentou mais uma vez se eleger, mas não foi possível, encerrando  ali sua carreira política como prefeito.

Modesto Caroni faleceu em 2001 em uma acidente de carro em um trevo em uma rodovia do Paraná. Uma pequena batida, que não teria conseqüências maiores  não fosse uma quebra de uma vértebra devido ao impacto lateral. Sua esposa , dona Wilma, sua eterna companheira, sempre com aquele sorriso e alegria,  faleceu subitamente neste ano de 2007.

A vida de Modesto Caroni foi marcada pela paixão e entusiasmo pelas coisas que fazia. Deixou uma semente para sua filha Ana Paula, que abraça com o mesmo entusiasmo a carreira política que começa a traçar como competente vereadora de Quatá.

Janeiro de 2008

 

Vejam várias fotos de Modesto Caroni


Festa de formatura - Novo Advogado

 


Pronto para a Festa

 


Ana Cristina, Modesto, dona Wilma e a garota é a Ana Paula Carone

 

Devaner Masi, também formando em direito na mesma turma de Modesto.

 


Parceiros, Matta, Modesto e Masi.

 

Modesto Caroni, sua esposa Wilma Pellini Caroni, sua sobrinha, Ana Lúcia Caroni Valejo e Ana Cristina Carone Averoldi

 

Modesto e sua esposa Wilma

 

Rodoviária em Quatá recebe o nome de Modesto Caroni como homenagem a seus grandes feitos.


Esta página só foi possível com a ajuda de Ana Paula Carone Pazian que nos forneceu as fotos e fatos.  Nossos agradecimentos