Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

ISO 9001 E A POLITICA EM QUATÁ


Quem nunca se deparou em uma companhia na implantação da Norma da Qualidade - ISO 9001. Nesta norma dois princípios são fundamentais:
- foco no cliente
- melhoria contínua

Em discussão com um especialista sobre o que uma companhia deveria oferecer aos seus clientes, alguns funcionários opinaram:
- bom atendimento
- entrega dentro do prazo
- produtos e serviços de qualidade
- preços adequados ao mercado
- etc.
... e o especialista respondeu que tudo isto não é nada mais que a obrigação de uma companhia séria que quer se estabelecer,  e que qualidade é atender as necessidades daquele cliente plenamente. O que isto tem a ver com as eleições de Quatá?

Tem tudo a ver.
Muita gente comenta que o prefeito é bom porque é honesto, não rouba, é trabalhador.  Mas o que se espera de um prefeito que fosse desonesto, ladrão e vagabundo ?  Predicativos como honesto, trabalhador, etc. , são pré requisitos básicos para qualquer cidadão, em qualquer atividade, principalmente para o posto de prefeito de uma cidade.

Em Quatá o mandato que se encerra  do Marcelo Pecchio foi regido pela norma da qualidade ISO 9001, ainda que não explícita. Com todos os predicativos positivos de um cidadão, nosso prefeito seguiu uns princípios:

- foco no cliente e este cliente somos nós cidadãos
- melhoria contínua: ele surpreendeu a todos nós quataenses com suas ações e realizações.

Justiça seja feita, sozinho não teria feito nada, igual em uma companhia. Este time vencedor formado pelos funcionários da prefeitura, secretarias, vereadores e a própria colaboração dos cidadãos fez deste mandato uma espécie de gestão modelo para os novos tempos.

Parabéns a todos que participaram deste trabalho fantástico e quem ama Quatá, e quem é apartidário como o Quatá Web Site tem de reconhecer . Marcelo mais do que uma gestão, "encantou os quataenses" com suas obras na saúde, pavimentação, moradia, educação. Envolveu os quataenses , dos bairros para participar em discussões sobre as principais necessidades, recuperou a auto-estima dos quataenses, voltando a ter orgulho de nossa cidade.

 Igual a uma companhia, quando você atende as necessidades deste cliente, encanta o cliente,  é certo que ele volta a comprar e este é o melhor resultado que se espera de um trabalho bem feito.

No caso do Marcelo ela está sendo presenteado por uma reeleição sem concorrência. Para quem não sabe, em Quatá este ano tem apenas um candidato e o nosso atual prefeito deverá ser eleito pela maioria baseado no grau de satisfação dos cidadãos quataenses.

Por sua vez a oposição erra em não colocar um candidato. Mesmo que fosse uma campanha humilde , deveria haver um candidato de oposição , nem que  fosse para dar uma mensagem de , olha, estamos aqui e temos também proposta interessantes e construtivas, mas a oposição desta vez em Quatá se calou.

Basta-nos agora , quataenses e eleitores, escolher os vereadores com conteúdos, preparados para realmente poder agregar e somar , que lancem projetos de melhoria contínua em nossa cidade, que também escutem os cidadãos e fiscalizem o executivo. Lamentamos que a vereadora Ana Paula Carone não tenha se candidatado, visto sua fantástica performance, possivelmente uma das melhores vereadoras que Quatá já teve pela sua influência em conseguir recursos junto ao governo estadual e com apoio de deputados.

O atual governo desenvolveu atividades em todas as áreas e atendeu necessidades mais urgentes em uma cidade que estava falida em seu caixa, funcionários desmotivados, salários atrasados , equipamentos, infraestrutura, etc. Desenvolveu atividades ligado a moradia em conjunto com o governo do estado, abriu mais escolas, postos de saúdes, projetos educativos em nível federal, recuperou pavimentação e recuperou o aspecto de nossa cidade e até entretenimento com os projetos da festa do Peão que virou tradição em nossa cidade.


Museu interativo e histórico

O que falta agora? Tal qual a rede Globo tem divulgado em sua programação sobre a conscientização nas eleições, falta dar continuidade crescente a estes projetos e dar suporte e infraestrutura básica para que aquele posto de saúde não fique sem médico, medicamentos e sem atendimento , é trabalhar na manutenção do que foi criado e apoio nas ONGs sérias como APAE, LEAIS, etc. Falta , como sugerido até pela Globo, projetos de entretenimento para a população como atividades culturais que por sua vez repercutem em nova renda para os participantes, como por exemplo o tão esperado Museu de Quatá ligado a recuperação de nossa Estação de Trem, começo de toda nossa história.


teatro

Falta atividades ligada ao nosso folclore e recuperação de nossa tradição como danças e festas populares como as Festas Juninas, Carnavais, Cívicas, etc. Falta atividades ligada a música como intensificar e investir mais na recuperação de nossa Banda Marcial, promover Festival da Música Sertaneja, Festival da Música MBP, do Rock , etc. Os jovens têm de sentir orgulho e sentir saudade de nossa cidade em atividades que os ocupam positivamente   como um tão esperado CENTRO CULTURAL onde poderíamos ter peças de teatro por grupos independentes ou ligado ao nosso ensino, e quem sabe trazer de São Paulo peças teatrais itinerantes que poderiam mobilizar não só nossa cidade como as cidades vizinhas, isto trás recursos. Um Centro Cultural que incentivesse as artes como pintura, artesanato, etc., tudo isto combinado com uma ação de várias frentes contra as drogas que tem aumentado junto aos nossos jovens.

Falta ainda um projeto, projeto moderno e audacioso, de ponta em qualquer cidade de país de primeiro mundo: Projeto ecológico.


Parques para caminhar, namorar, exercitar...


instrumentos de madeira para exercícios físicos

                                        

 

 Um plano diretor dando a continuidade na recuperação de nossa área verde urbana , ciliar em nossos rios, de preservação nas poucas ilhas de matas virgens que sobraram como a área das 7 Quedas, etc., e a construção de um  parque ecológico, um mini Ibirapuera de Quatá, com árvores e espécies de nossa região onde os Quataenses pudessem fazer sua caminhada, com equipamentos feitos de madeira para exercícios atraindo pássaros e animais silvestres.


diversão para crianças com instrumentos educativos

Falta uma linha de transporte em nossa cidade, ainda que paga, de Vans que circulariam desde o bairro Nova Quatá, Margarida Maia, Rui Barbosa, Por do Sol, Asa Branca e Vila Palazzi, mas sabemos que não falta vontade política e é isto que esperamos desta nova gestão.

Quatá tem que fervilhar o ano todo com motivação e com gastos eficientes e de qualidade.



imagens ilustrativas para exemplo retiradas da internet