Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Francisco Caetano Ferreira Filho

Sr. Francisco Caetano Ferreira Filho deixou sua marca positiva na cidade de Quatá. Pertencente a uma família de agricultores , ficou conhecido em nossa cidade por sua atividade comercial : era vendedor de frutas, verduras em domicílio e passou a ser chamado pelo apelido de Chiquinho Verdureiro.

Simpático , prestativo e muito respeitador, Chiquinho ganhou inicialmente a simpatia das donas de casa pelo trato com os clientes e pelos seus produtos de qualidade. Devido sua grande popularidade, em 1989 foi convidado a participar da política de Quatá. Pela primeira vez depois de muitos anos uma dupla de candidatos que não pertencia a sociedade elitizada participaria das eleições e teve a aprovação da maioria. Esta dupla era formada pelo prefeito Joaquim Alves e Chiquinho Verdureiro. Chiquinho se despontou como o braço direito do Joaquim e sobressaiu por sua atuação ativa nas necessidades dos quataenses acompanhando pessoalmente as obras.

Os dois não decepcionaram e na eleiçõe seguinte foi eleito Prefeito de Quatá. Chiquinho teve mais êxitos atuando do que administrando , é o que comentam alguns quataenses. Chiquinho tinha maior aptidão para agir do que comandar . Mesmo assim teve aprovação a ponto de eleger seu sucessor, seu antigo parceiro político o sr. Joaquim Alves.

Tempo depois uma grande fatalidade aconteceu em sua família :a perda de seu filho querido!
Chiquinho sofreu ao extremo e entrou em uma profunda depressão. A  tristeza desnorteou seu rumos e sua vontade de viver.. Chiquinho veio falecer anos depois por doenças em decorrência dessas fatalidades, mas deixou nos quataenses a lembrança de alguém que marcou nossa história.


Agradecimentos ao sr. Brasilino C. Ferreira pelo envio da foto