Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

FANFARRA.JPG (9378 bytes)

7 de Setembro e estava todo mundo lá, esperando o desfile cívico. Quando criança não via a hora da fanfarra passar e mais alguns anos era a minha vez de participar. Era só o "seu Lelo" chegar na porta da classe avisando do ensaio da fanfarra e era uma festa , e os rapazes saíam da sala de aula dando risada inicialmente por dois motivos, um porque estaria "matando" as duas últimas aulas e pela vantagem sobre os que não participavam da mesma e que teriam que assistir, principalmente as meninas. Hoje não entendo aquele lado meio machista da fanfarra, porque as meninas não participavam ? Chegando no ensaio se esquecia tudo e fazíamos tudo com carinho e é por isto que o resultado final era tão bom.

Isto aconteceu com muitos integrantes da fanfarra e poderíamos lançar aqui um desafio:


Quantas formações teve a fanfarra de Quatá ?


Na foto Claudinho Gomes, tirado por volta do ano 1999 - 2000, que ajudou-nos a fazer esta página. Alguns meses depois ele viria a   falecer. Nossa homenagem ao Cláudinho , um dos maestros de nossa Fanfarra.

 

Vejam agora várias fotos para relembrar os desfiles e nossas fanfarras em vários momentos.


Ano provável da foto acima : 1955 , a Av. Rui Barbosa ainda não era pavimentada.

(1     fila) :  ?  -  Ignácio Seiti  Ueda  -  Napoleão  Yoshitaka  Ishikawa  -  Yoshiji  Suguimoto

(2     fila)  : Guilherme  Frederico  Talon -  Expedito  de  Oliveira  -  Geraldo  Gilberto  Floeter

(3     fila)  : Feies  Amin  -  Adalberto  Rigonato

(4     fila)  : Nicola  Fort  -  ?  -  ?  -  Norio  Ando

 

 

foto acima provavelmente dos anos 60 na antiga Rua São Paulo, atual Rua Jânio da Silva Quadros, a rua que desce para a estação. 
Primeira fila:  Walter  da  Silva (Teco)  -  José  Carlos  Bleinroth  -  Fernando  Gonçalves
Segunda Fila : Hélio  de  Oliveira  Neves  , Doroti de Araújo Vallin
Terceira fila:  Geraldo  Gilberto  Floeter  -  Ernesto  Pinto  Rodrigues  (Português
)  

 

 

 

 


Acima, foto provável dos anos 50 - 60

 

fanfarra1965.jpg (66731 bytes)
Na foto acima , o desfile de 7 de Setembro de 1965 ou 1966. Veja as Casas Pernambucanas, onde o gerente era o sr. Joaquim marido dona Mafalda ,   a Casa Enxoval de Dona Antônia Carone e Luiz Nucci  e a Loja do sr. Amaral e Dona Amélia .f Lá atrás o Banespa onde hoje é a sorveteria. Vamos a algumas identifcações:
Fila da direita: Giacon, Toshio, ??, Edson Boro;
Fila do meio: Alemãozinho, Paulo Araujo, Carlos Giacon, Chiquinho
Fila da esquerda: ??, Anselmo, ??


Data estimada da foto acima de 1968, Carlos Alberto ( Balberto, filho do seu Lelo) e Claudinho Lima ( Filho do José Roberto Lima) eram os mascotes desta formação. Provavelmente José Roberto era o maestro nesta época. Claudinho Gomes conta que os toques da fanfarra foram trazidos pelo Jayme Conde e José Roberto, aquele teria conseguido ou composto, não se sabe ao certo 5 toques e este mais três toques de Rancharia. Quem eram os integrantes desta época. Arrisco-me a dizer que, da esquerda para direita, o primeiro da segunda fila seria o Fausto, filho do seu Ciro, e o de trás , o Paulinho Guimarães.


Na foto acima podemos ver, começando pela esquerda o Marco Aurélio Nicácio, o Adalberto Gerônimo, depois aqui no meio o Davi, atrás dele o Luizinho Schiavo, e entre o Luizinho e o David vemos o rosto do Walter Araújo. Já no extremo temos o direito o Lelo

Foto de provavelmente 1974.  Em meio ao caracol, evolução que a fanfarra fazia, podemos ver da direita para esquerda: Melozo, Paulinho da Tié, Marco Aurélio Nicácio, xx????xx, Cirilinho, ...


Foto acima de data provável 1973 , em frente à Prefeitura - Olha o David aí, logo na primeira fila. O David foi o responsável pela parte musical. Sempre envolvido com a música o David encantava com seus solos de pistão. Esta formação tocou para Laudo Natel em uma recepção em Tupã . A Fanfarra de Quatá foi destaque naquela noite. Ainda me lembro do cheiro de poeira misturado com fumaça de cigarro dentro das Kombis que viajavam em plena 6 horas da tarde pela antiga estrada poeirenta de Quatá - Tupã, e os vidros todos fechados para não sujar as brancas camisas. Lá no fundo ao centro podemos observar o Faria e sua tuba, e no extremo direita o saudoso João Conde. Nestá foto podemos reconhecer muita gente. Mande sua opinião desta formação.


Na foto acima, provavelmente de 1973,  podemos identificar o Negrãozinho, o Mané, grande goleiro do Quatá Futebol Clube e o João Conde , que tão cedo nos deixou

Acima, uma foto provavelmente de 1973, da esquerda para direita o Flor, Paulinho, Borná e Negrão

 


Foto acima de Junho de 1975. Da esquerda para direita e por fila: Primeira fila: Ricardo Pecchio, Nilsinho, Vadinho. Segunda fila: Paulinho da Tié, Cham, Silvinho Valejo, Glaucio, Gerson Constantino ( Filho do Natanael)


 A foto acima estima-se ser de 1979. Nesta época a fanfarra teria baixado a faixa etária . Cláudinho Gomes sempre se dedicou à fanfarra, não medindo esforços, como maestro e organizador.( Veja foto atual- 99- acima).


Quem são os integrantes da foto acima ? Começando com o filho do Cláudinho Gomes, Florianinho, Fernandinho Valejo ( Filho do Ramiro Valejo), Clovinho Nucci, Cipózinho, talvez o filho do Dum e também talvez o Nelsinho. Opiniões sobre quem são , serão bem-vindas.


Acima mais uma formação da fanfarra de 1981



Data estimada: 1982. Da esquerda para direita, primeira fila: Orlandinho Lourenção, Segunda fila: Ito , Jerônimo (Beronha), terceira fila: Waldner Barril Conde e Júlio Nascimento. Veja no extremo direito Claudinho Gomes.


Participaram desta página enviando material : Paulinho da Tié, Claudinho Gomes e ACQUA , Rogers Talon e Giaconzinho e Luiz Carlos Floetter Guimaraes do acervo de Geraldo Gilberto Floeter inclusive fornecendo nomes.

Foto de 1973 enviada pela Família Souza Palma , representada pela Yasmim Souza Palma que enviou as fotos