Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Família Ceolin

Tradiconal família de origem italiana que em Quatá - Estado de São Paulo,  fez sua morada e certemente faz parte também da história de nossa cidade. A Família Ceolin  

Da esquerda para direita:  Sergio Ceolin, Maria das Graças Ceolin, Olympio Ceolin, Irmã Dalmaso Ceolin, Albino Ceolin, José Antônio Ceolin, Olympio Osvaldo Ceolin, Carlos Ceolin

Local da foto: sítio na saída da cidade de Quatá para Tupã, próximo ao Manoel Pires


Foto de Carlos Ceolin em 1954, formando-se na primeira turma do Grupo Escolar Luiz Gagliardi

 

Foto de José Antônio Ceolin em 1956, formando-se na terceira turma do Grupo Escolar Luiz Gagliardi . José Celoin declara que gostaria muito de um dia poder se comunicar com eles. 

 

Um pouco de historia da família de Olympio Ceolin

por  José Antônio Ceolin

 

 "Olympio Ceolin é filho de João Ceolin (Giovani) e Regina Polizelo Ceolin, nasceu na cidade de Itatiba, onde existem familias Ceolin de parentesco distante. Duas irmãs casaram e foram para Amparo, Inês e Maria, que se uniram aos Flaiban e Meneghin, De Itatiba João Ceolin e Regina Poliselo Ceolin, foram para fazenda Santa Lina na colheita de café com os filhos, Augusto , Luiz, Rico Antonio, Ângelo, Olympio e Virginio e da fazenda Santa Lina, para sitio em Quatá, conhecido na época sitio Laranjal no Bairro Água Bonita para plantar café, arroz, milho, feijão, banana e bastante laranja “baiana” e criação de poucos animais, cavalos e bois. 

 Olympio Ceolin, casou-se em Quatá com Dona Irma Dalmaso Ceolin, nascida na Itália, da Região de Trento, chegando em Santos, foi para Sapezal, para bairro do cristal, Borá/Varpa.. Casaram e moraram em Quatá no sitio da Água Bonita onde nasceram os 06 filhos que estudaram na Escola Mista da Fazenda Sao Pedro, do Sr. Joaquim Marques, até o 3º ano primário, sob os ensinamentos das professoras Ausma Arrais, Arlete Sales, Norma Carone,  Estela Dessimoni, esposa de Dr. Lourenço Dessimoni, e cantávamos o Hino Nacional todos os dias antes do inicio das aulas. Na Escola da Fazenda São Pedro, ao lado da igrejinha de São Pedro, onde tinha grandes festa no dia de São Pedro, ao lado da casa da fazenda cuja moradora era Da. Rosa, Sr. Joaquim Marque, Da. Ana Pereira Marques, fizemos o 1º,2º,3º ano, na época chamado de “primário”. Era uma única sala de aula e uma única professora .

 Após o 3º ano, o 4º ano foi no Grupo Escolar Luiz Gagliardi, onde teve a formatura do Carlos Ceolin em 1954 e José Antonio Ceolin em 1956, Albino Ceolin, Sergio Ceolin, Maria das Graças Ceolin. Após a 4ª serie no Grupo Luiz Gagliardi, meu professor era Valdomiro Mourão, fomos estudar, no Ginásio Estadual Gabriel Monteiro da Silva, com professor Leni, Alberto (musica), Salvador (latin), Manoel Aparecido Medeiros da Silva (português), Dr. Renato (matemática), Maria de Lourdes( História ) Maria Aparecida,(geografia) Santis, com inspetora dna São e Jaime Conde . Carlos trabalhou na Farmácia do Seu Chiquinho Brando.Em dezembro de 1962, a Família de Oympio Ceolin/ Da Irma vendeu o sitio, mudaram para São Caetano do Sul. 

 Os 6 filhos continuaram os estudos e trabalho, que segue em foto no aniversário dos 88 anos Da. Irma que pela ordem da fotografia recente (julho 2008) da esquerda para a direita. Sergio Ceolin técnico industrial e empresário, Albino Ceolin, químico industrial, Carlos Ceolin, economista e comerciante, Irma Dalmaso Ceolin, aposentada, Maria das Graças Ceolin, professora aposentada estadual, Olympio Osvaldo Ceolin, técnico industrial e empresário, José Antonio Ceolin advogado .tributarista , comercial e eleitoral em São Caetano do Sul.Este é o resumo da Família de Olympio Ceolin / Irma Dalmaso Ceolin.

Existem ainda parentes primos em Quatá, que devem saber muitas histórias da nossa família, tais como, José Ceolin, Frederico Ceolin, Lucia Ceolin, Regina Ceolin, Margarida Ceolin, Luiz Carlos Ceolin, Osmar Ceolin e seus irmãos, tia Áurea Marques Ceolin, e toda uma legião de descendentes e mais recentes."

Da esquerda para direita: Sergio Ceolin, Albino Ceolin, Carlos Ceolin, Maria das Graças Ceolin,Olympio Osvaldo Ceolin, José Antonio Ceolin, tendo á frente a "nona" Irma Dalamaso Ceolin, no aniversario dos 88 anos.


 


Agradecimentos a José Antônio Ceolin ( jotaceolin@hotmail.com ) que enviou-nos fotos e o texto sobre sua família.