Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

CASA DOS VELHOS DE QUATÁ


DOAÇÕES: Banespa de Quatá, agência 0032 - Conta Corrente: 13-00401-0

Quando se vai ficando mais velho alguns valores vão mudando em nossa vida , e algumas coisas que passavam por desapercebidas começam agora a nos intrigar. Acabamos dando mais valor às atitudes .

Prof. Adelmo Pires Barbosa

Presidente da Casa dos Velhos há 18 anos, somando-se os dois mandatos, é um homem de atitudes e em seus atos têm mais solidariedade do que aqueles que "falam" em solidariedade.

Tem mais bondade do que aqueles que falam que são bons e têm mais amor ao próximo daqueles que "acham" que amam ao próximo. E se você quer saber como o senhor Adelmo e outro grande cidadão e grande colaborador, o sr. Anísio Vallim , tesoureiro da Casa dos Velhos, ...

além dos outros presidentes fizeram e fazem isto isto , a receita é muito simples:
Primeiro não falam! Fazem ! Tudo isto aliado a  muita dedicação e honestidade.

Fundada em 21 de Dezembro de 1969 , a Casa dos Velhos de Quatá vem cumprindo sua missão com muito esforço, suor e dedicação e ao mesmo tempo tem prestado um serviço valorosíssimo à sociedade. Depois de abrigar o idoso, a Casa dos Velhos através dos trâmites legais , consegue a aposentaria do idoso e 80% da mesma é destinada às despesas de moradia incluindo roupa lavada e passada, alimentação que são cinco refeições por interno durante o dia, saúde como remédios , despesas hospitalares. Vale aqui nosso agradecimento ao serviço voluntário do Dr. Marco Antônio Nicácio e Dr. Benquique com a assistência gratuita prestada à Casa dos Velhos. Os outros 20% retornam ao idoso.

Contudo somente isto não é o suficiente para suprir todas as despesas da instituição. A prefeitura municipal ajuda com quatro funcionários, como a Sra. Aparecida Catarina Borges, responsável pela alimentação

 

e a Sra. Maria Aparecida Santos, responsável pela lavanderia ( foto abaixo).

O restante vêm de "eventuais" doações de particulares de nossa cidade. Existe ainda um projeto da presidência na construção de um galpão no terreno ao lado da Casa dos Velhos. Este galpão serviria além das atividades ocupacionais, que é uma carência que os idosos têm por não ter a ajuda de um Assistente Social, serviria também para aluguel como por exemplo para festas, casamentos e o dinheiro arrecadado entraria como reforço do orçamento.

Ao lado as máquinas de lavar industriais e a sala de passar roupas

Capela da Casa dos Velhos de Quatá

 

Enfermaria da Casa dos Velhos de Quatá

Uma parceria firmada entre a prefeitura e a Casa dos Velhos, onde a instituição entraria com o material e a prefeitura com a mão-de-obra poderia Ter dado certo. A Casa dos Velhos já comprou o material e a prefeitura iniciou a construção do alicerce . Depois disto os pedreiros nunca mais apareceram .( Veja na última foto desta página a situação atual).

Novo pavilhão inaugurado em 1990. Quartos arejados, enfermaria e aposentos especiais para os idosos que necessitam tratamento mais intensivo.

A Casa dos Velhos mantém sempre a porta aberta tanto para quem está interno e também para quem quiser visitar. Apesar do ambiente super limpo, confortável e tranqüilo com televisão, capela, etc., a instituição sente falta de atividades ocupacionais para os nossos idosos. Se você é um assistente social e quiser ajudar 2 ou 3 vezes por semana com estas atividades você é bem vindo. Outra idéia seria a contratação pela prefeitura de um assistente social para todas as instituições de Quatá.


Ao sr. Adelmo e ao sr. Aníso, que há muitos anos estiveram à frente desta instituição  parabéns pelo fantástico trabalho desenvolvido e nossos sinceros agradecimentos.

Novo galpão. Obra paralisada !

SUPBARRA.GIF (4535 bytes)

 

A CASA DOS VELHOS DE QUATÁ, é uma obra unida da Sociedade São Vicente de Paulo, foi fundada em 21 de dezembro de 1.969, está localizada na Rua General Marcondes Salgado, 898, na cidade de Quatá, Estado de São Paulo, Entidade Declarada de Utilidade Pública Federal por Decreto de 25/05/1992; Estadual pela Lei 4.666 de 03/09/1985 e Municipal pela Lei 884 de 18/05/1.987, devidamente registrada no CNAS/MPAS sob o n.º 23002003805/61 em 02/12/1987; CNPJ/MF n. 47.609.185/0001-08, Matrícula na SADS 1589.

Sua capacidade de abrigar idosos é de 25 pessoas, contando hoje (Novembro de 2003) , com cerca de 22 idosos, sendo que os requisitos essenciais para o ingresso na Entidade são: idade superior a 60 anos de idade, serem moradores atuais ou antigos da Comarca de Quatá. Seu internamento é gratuito, porém, os que são aposentados contribuem com a entidade com parte da sua aposentadoria.