Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

Arlindo Bacci - www.quata.com.br

Arlindo_Bacci_tit.gif (7877 bytes)
SETESQ.GIF (1261 bytes)
Arlindo_Bacci2.jpg (67292 bytes)

Nascido em Jacutinga-MG , cheguei em Quatá em outubro de 1929 aos 11 meses, filho de Guerino Bacci e Maria Cataldi Bacci, que tiveram mais dois filhos nascidos em Quatá , José e Diva. Minha Família era constituída de trabalhadores rurais. Ajudei meu pai a entregar leite na cidade, este da fazenda do Sr. Josué Gil de Oliveira nos anos de 1940 a 1942.

Em 1938, quando freqüentei o 2ª ano primário minha professora Anna Cernicchiaro vendo o meu bom comportamento colocou seu filho Luiz Vicente , hoje ministro
(veja em Personalidades) , a dividir a carteira escolar comigo.

Trabalhei 1 ano e meio, de 1943 a 1944, como auxiliar do escrivão de Policia Sr. Arnaldo Gonçalves mas ele foi transferido para outra cidade e como meu emprego não era oficial tive que deixá-lo.

Em novembro de 1944 fui admitido,  por recomendação do Sr. Albano Silva Chrysóstomo, tio de Pedro Silva , ao Sr. Julio Paixão,  para trabalhar como auxiliar de escritório na agencia Ford na antiga Rua São Paulo,17,  hoje chamada de   Avenida Jânio Quadros.

Em Janeiro de 1948 fui transferido para agência de Rancharia onde fiquei 14 anos como sócio minoritário do Sr. Julio Paixão.

Em 1962 vim para São José dos Campos - SP como acionista majoritário. Fui diretor superintendente por 23 anos , de 1962 a  1985, da Concessionária Volkswagen distribuidora de automóveis Bandeirantes S/A.


Arlindo_Bacci1.jpg (85848 bytes)

Hoje com 75 anos casado ha 51 anos com Naith de Moraes Bacci
(68) , tenho duas filhas Sônia Maria (50) e Vera Lucia (47), sete netos Regis (31), Fabiana (31), Camilla (29), Vinicius (28), Carolina (27), Mariana (25), Felipe (23), e três bisnetos Lucas (10) , Clara (3) , Ana Luiza (1).



Lembranças e Saudades

Do primeiro picolé de coco que experimentei na minha vida, feito no bar do  Sr Estevam Conde .
Do sanduíche de Pernil ao molho picante do Bar do Assad Nacle.
Do Quatá Futebol Clube, zagueiros Placidino Borges ( avô de Paula) e Braulino, meio de campo Gustão e outros craques como Tato, Miro Pazzinoto, Henriquinho, Demerval Neves, Cyro de Caramuru entre outros.
Do pão Mandy feito pela Padaria do Sr Conrado Bleinroth.
De repicar o sino da igreja matriz nos dias de missa aos domingos, eu e Carlos Rodrigues.
Das primeiras dirigidas no Ford 1928 do Dr. Floriano .
Do Sr. Lino Salvagnani leiloeiro nas quermesses do mês de Junho.
Dos Correios Elegantes.
Do José de Alencar do Correio.
Do Açougue Leal fundado por meu avô Orestes Cataldi entre as décadas de 30/40, me parece que este açougue ainda existe com o mesmo nome.
Das passeatas do Sr. Nicola Carone, protestando contra medidas impopulares da prefeitura.
Do sininho do “Seu” Vitor Guimarães anunciando o termino das aulas do período.
Do Professor João Deperon quem no ano de 1941 me diplomou no curso primário.
Do meu barbeiro Dodô ( tio de Paula).
Do meu alfaiate José Scali.
Um dos Veiga ( não me recordo o nome) com seu slogan pacifico “prega-lhe fogo”.
Do Sebastião maestro com a banda municipal que escutava no coreto do jardim os sucessos da época, a valsa "Saudades de Matão" - tema de fundo desta página
Anísio Valim e seu conjunto, e o cantor de boleros Nico Pellini.
Sergio Jorge com suas montarias em seus bezerros.

Arlindo_Bacci3.jpg (60271 bytes)
Meus avós maternos: Orestes Cataldi e Emilia Falistoco pagando promessas em Aprecida do Norte no ano de 1925. O casal teve 12 filhos, sendo 7 homens e 5 mulheres.O  o menino que aparece na foto é meu tio Ricieri , na época com 12 anos , talvez o motivo da promessa.

 

Arlindo_Bacci4.jpg (54292 bytes)
Minha Família foto por ocasião da inauguração de novas instalações da concessionária Volkswagen Bandeirantes em São José dos Campos-SP, julho de 1967 ( São José 200 anos).
Da esquerda para Direita : meu pai Guerino Bacci, minha Mãe Maria Cataldi, indicado pela seta eu mesmo,  Arlindo Bacci, minha esposa Naith, minha filha Sonia, minha filha Vera, o meu sobrinho José EduardoBacci, a minha Irmã Diva com meu sobrinho Mario Cesar no colo e meu sobrinho Moacir Renato, minha cunhada Maria Carvalho e meu irmão José.

Arlindo_Bacci5.jpg (51405 bytes)
Foto histórica, depois de 60 anos, o reencontro com meu professor em Paraguaçu Paulista onde ele reside atualmente.
Da esquerda  para direita sua esposa , a Sra. Maria Ali, eu, Arlindo Bacci e o Professor João de Peron.

Arlindo Bacci
Abril de 2004
abacci@directnet.com.br
TOP.GIF (669 bytes)


Agradecimentos ao Arlindo Bacci pelo texto e pelas fotos (datadas de 1 de Janeiro de 2001) e por dividir conosco suas lembranças