Localização História Estatística Política Cultura Variedade Vistas Personalidades Solidariedade Procurar Créditos Home

 

Prefeitura e suas Ações Sociais por Gustavo Pilizari

A Prefeitura Municipal de Quatá não se preocupa apenas em oferecer o aprendizado teórico aos seus quase 1.300 alunos. Junto aos ensinamentos diários em sala de aula composto também de gincanas, brincadeiras e leituras, passeios são realizados no intuito de integrar os pequenos as experiências sensoriais e práticas.
Num desses passeios, a turma da escola EMEIEF Luiz Gagliardi - formada por cerca de 30 alunos do quinto ano - curtiram um gostoso passeio na Floresta Estadual e Estação Ecológica de Assis: “um dia que proporcionou um contato direto com a natureza”, lembrou a diretora da escola Alexandra Martins 

Os monitores da Estação estimularam a percepção da importância da preservação do meio ambiente junto as crianças que ficaram fascinadas com os encantos da fauna e flora tão rica presentes no local que, conta com um lindo lago a emoldurar a paisagem dentro de um sonho... No percurso, todos acompanharam atentos os ensinamentos do uso consciente da água, da separação do lixo orgânico do inorgânico e da reciclagem - vital para os dias de hoje.

 



Explosão de cores e formas... Holambra: a Terra das Flores no Brasil


O cenário explodia frente aos nossos olhos em cores múltiplas, texturas e formas inúmeras, junto a aromas campestres da doce primavera que se anunciava... assim é a Expoflora, evento que acontece anualmente na cidade de Holambra, o qual, o grupo da Terceira Idade de Quatá pode conferir, pessoalmente, no dia 23 de setembro. 
Na Terra das Flores, o dia esteve claro e ensolarado, cooperando com a viagem que se inicio com visita a cidade de Holambra, percorrendo pontos turísticos, como as belas praças, lagos, ruas e casas arquitetadas com formas típicas Holandesas (Holambra é uma cidade de colonização Holandesa). Neste passeio, o grupo composto por 35 pessoas parou numa fazenda produtora de inúmeras espécies de flores como: rosas, tulipas, margaridas, lírios, antúrios, orquídea entre outras... flashs das máquinas não foram o suficiente para captar toda a fábula do local...

 

Após o passeio pela charmosa cidade, todas as senhoras, alumbradas pelo encantamento da cidade, entraram na Expoflora para caminhar pelos vários ambientes dedicados as personagens principais: as flores!
O espaço parece levar-nos a um conto de fadas, ao melhor estilo Walt Disney, de cenário aconchegante, de sutilezas e encantos únicos: ruas com pinheiros, plátanos, padarias e restaurantes preservando o estilo Holandês carregado em cores, com inscrições daquele país, unido a canções típicas, desfile de personagens caracterizados com os tradicionais sapatos de madeiras em vermelho, azul ou verde, sem contar com o tradicional símbolo daquele País Baixo: o moinho, que, localizado na entrada da festa, dava as boas vindas a todos. “Não dá para acreditar que estamos vivendo isto. É um sonho”, lembrou a presidente do Grupo da Terceira Idade, Ivete Favoretto.

Na Terra das Flores, tudo parece nos deslumbrar - um poema escrito de perfumes variados, em tons naturais, a celebrar o encanto dos campos... E, para encerrar o final daquele dia em grande estilo, as senhoras da terceira idade de Quatá puderam acompanhar a tradicional chuva de pétalas de rosas - momento de risos, choros e felicidades a ser guardado na caixinha de memória de nossas mentes... 
Uma inesquecível viagem oferecida pela Secretaria de Promoção Social de Quatá aos membros da Terceira Idade que compartilharam o passeio em companhia da primeira dama Daniela Pécchio “estou muito feliz de poder proporcionar uma viagem de encantos, de sonhos e de alegrias a todas”, comentou emocionada Daniela.

 

 



Secretaria de Promoção Social realizou Conferência de Assistência Social

           

            Foi realizada na data de 04 de agosto, no prédio do Grupo da Terceira Idade, a oitava Conferência Municipal da Assistência, com o tema - "Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores", neste mesmo dia e horário, realizou-se a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, de tema: "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios".  

 

            Na mesa principal participaram: Maria Delvete Favoretto - Presidente do COMAS - Conselho Municipal da Assistência Social; Dr. José Roberto Scali - Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; Daniela Pécchio - Secretária de Promoção Social e Marcelo Pécchio - Prefeito Municipal.

 

            Após a abertura oficial feita por Maria Delvete e fala do prefeito Marcelo, foi dado início ao ciclo de palestras, a primeira foi ministrada por Daniela Emilena Santiago - Assistente Social, professora Mestre, com apresentação de palestra Tema: "SUAS - consolidar o SUAS e valorizar o seu trabalho"; depois, Karin Kristina Telles - Psicóloga, professora doutorando - palestra Tema: "A Importância do trabalho do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social"; José Roberto Scali - Advogado, Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Quatá e Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente - palestra Tema: "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes", e por fim, Daniela Pécchio - Advogada, Secretária de Promoção Social e Gestora da Política de Ação Social de Quatá que explanou sobre o trabalho no município.

 

            Depois do Café,  foram formados quatro grupos para elaboração de propostas de melhorias ao município e a serem encaminhadas a Conferência regional, como também a aprovação das propostas. Após, foram escolhidos os representantes a participarem da conferência Regional e encerramento.



Primeiras damas participam de reunião regional do Fundo Social do Estado

 

Cerca de 40 primeiras damas e presidentes do Fundo Social de diversas localidades da região (Tupã, Cruzália, Ourinhos, Iacri, Arco-Iris, Platina, Paraguaçu Paulista e outros) participaram nesta segunda, dia 18, em Marília, de importante reunião do Fundo Social do Estado proferida por Zeila Georgina, Supervisora Técnica do FUSSESP e Márcia Regina, Técnica Regionalizada do FUSSESP.

Representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, a sra. Lú Alckmin, Zelia e Márcia se encontraram para discutir e unir ainda mais os municípios em prol do fortalecimento das ações oferecidas ao povo; ainda, as primeiras damas foram indagadas sobre os projetos de geração de renda como a Padaria Artesanal, além de saber sobre o funcionamento da Casa de Brinquedos, ou Brinquedoteca - ambos em pleno funcionamento em Quatá que também esteve presente com a sua primeira dama e presidente do Fundo Municipal, Daniela Pécchio. Outros assuntos de ordem administrativa também foram tratados.  

Na reunião, ainda se estabeleceu datas de almoços cujas primeiras damas e presidentes de Fundos participarão no Palácio em São Paulo com Lú Alckmin para discussão e atualização de informações sobre os municípios. Zeila aproveitou para informar que Lú Alckimin estará em Ourinhos para acompanhar os Jogos Regionais do Idoso – JORI.      


Agradecimentos ao Gustavo Pilizari pelo envio das matérias ( texto e fotos)